10 ideias de decoração moderna com revestimento de madeira

Quando associamos o uso da madeira na decoração, muitas vezes temos a impressão que o ambiente ficará com o estilo rústico ou colonial, certo? Mas, para quem gosta de uma decoração mais moderna, os arquitetos e decoradores apostam cada vez mais no revestimento de madeira para trazer inovação aos ambientes e torná-los ecologicamente corretos.

Devido à sua neutralidade, a madeira nunca sai de moda e facilita a composição de cores ou texturas com outros tipos de materiais, além de oferecer vantagens, tais como:

- Isolamento térmico e acústico

- Proximidade com a natureza

- Atmosfera mais confortável e aconchegante

- Resistência e longa durabilidade

Selecionamos 10 ideias de decoração com o revestimento de madeira em diversos ambientes para você se inspirar e aplicar no seu projeto!

1) Este apartamento é decorado com painéis em madeira contemporânea que, por meio do seu desenho, flui continuamente entre os espaços internos, unificando todos os ambientes. Usar o mesmo tom no chão e nas paredes ajuda a garantir essa sensação de unidade. 

Imagem: Buffa Campello

2) A madeira é um dos materiais mais escolhidos para a parede da sala. Ela pode ser utilizada como revestimento, em móveis sob medida ou como painel. Os tons mais utilizados são os de café, mel, palha e os ebanizados. 

Imagem: decorado Damai Residences & Lifestyle

 3) O hall desse apartamento se faz em uma grande porta pivotante emoldurada em um painel em lâmina de madeira natural, a mesma adotada ao longo do apartamento.

Imagem: Revista Premier

4) O painel de madeira fixo divide os ambientes, sem ocupar espaço. O charme fica por conta do círculo vazado, que permite a visão e interação entre a cozinha e a sala.

Imagem: Já para casa

5)  Apenas uma parede da sala foi revestida com madeira e, para quebrar a sobriedade, ganhou um espelho com spots de luz.

Imagem: Click interiores 

6)  A parede revestida por madeira ripada clara dispensa a cabeceira. A prateleira que abriga os objetos do casal é da mesma cor da parede, o que deixa a decoração lúdica e clean.

Imagem: Casa e quarto

7) O home theater com revestimento em madeira aquece o ambiente, e cores claras da decoração e dos móveis garantem harmonia e equilíbrio.

Imagem: Revista Premier

8) O banheiro é um ambiente úmido, portanto utilize madeiras mais duras e resistentes que suportem bem a água e a umidade, como cumaru, ipê, jatobá, itaúba, garapeira e teca. É imprescindível protegê-las com impermeabilizantes.

Imagem: Pri Zamarioni

9) A área da churrasqueira fica muito mais charmosa revestida com madeira. Porém, assim como a umidade, é preciso tomar cuidado com a exposição ao sol. Converse com o seu decorador ou arquiteto para definir qual a madeira mais indicada para a área externa do seu apartamento.

Imagem: Revista Sua Casa 

10) O painel com iluminação embutida no recuo da parede deixou a sala de estar ainda mais bonita e aconchegante.

Imagem: Marcenaria São Benedito

Fontes: Vila do Artesão, Mundo Eliane, Lugar certo, Ta decorado, Decorando casas, Premier, Casa e Jardim