Apartamentos pequenos: 4 dicas para ganhar espaço na cozinha e lavanderia

A cozinha e a lavanderia de apartamentos pequenos costumam compartilhar a luz natural e a ventilação, por isso são “vizinhas” ou integradas. A boa notícia para quem se incomoda com o tamanho desses ambientes é que é possível otimizar o espaço de circulação e garantir a sensação de amplitude com algumas intervenções simples. Acompanhe:

#Dica 1: Abra espaço

Em muitos casos, a porta ou divisória entre cozinha e lavanderia compromete a iluminação natural da cozinha e aumenta a sensação de redução do espaço. Uma boa solução é integrar  de vez esses dois ambientes (seguindo o estilo europeu) e escolher os armários ou o projeto de marcenaria no mesmo estilo para compor uma unidade visual, o que faz o espaço parecer mais amplo.

Imagens: Revista Sua Casa, Mulher.Uol, Minha Casa

(Lembretes: fogão com coifa é fundamental para não deixar as roupas com cheiro de comida; Nada de bagunça na lavanderia!)

#Dica 2: Efeito de continuidade

Outro truque interessante para criar a sensação de amplitude, é usar o mesmo piso na cozinha e na lavanderia.  Não há quebra visual, o que garante o efeito de continuidade.

Imagens: Decoração do Apartamento, Decorando Casas

#Dica 3: Prefira cores claras e vivas

Móveis escuros deixam as cozinhas pequenas com a impressão de serem ainda menores. O mesmo vale para a cor das paredes. Quanto mais claros os tons, maior a sensação de amplitude.

Imagem: Comprando meu Ape

#Dica 4: Deixe a área central livre

- Na cozinha: Se a cozinha é estreita, mantenha pia, bancada, refrigerador e fogão alinhados na mesma parede, para facilitar a circulação. Se tiver mais espaço, deixe o fogão e a geladeira na parede oposta à da pia. Bancos, mesas  e cadeiras dobráveis são ótimos para cozinhas pequenas. A grande dica aqui para planejar a disposição dos móveis e objetos é pensar na quantidade de pessoas que utilizam a cozinha do seu apê ao mesmo tempo no dia a dia.

- Na lavanderia: Escolha armários que possam “esconder” os produtos de limpeza e objetos, como vassoura, rodo, baldes, etc. O varal de teto também é fundamental para não prejudicar a circulação.

Imagem: Decorar e decoração

Gostou? Então, fique ligado no nosso blog por que semana que vem tem mais dicas de decoração. Vamos falar sobre os armários, iluminação, espelho e divisórias de vidro. Não perca!

Fontes:

Revista Donna,Delas.Ig,Decorsalteado,Simples Decoração,Decoração,Minha Casa,Cores da Casa