Apartamentos pequenos: 4 dicas simples para ganhar espaço nos quartos

Seguindo a série de dicas para ampliar os ambientes de apartamentos com pouca metragem, hoje vamos ensinar algumas soluções criativas para aumentar os espaços do quarto do casal e dos filhos, valorizando conforto, funcionalidade e sensação de aconchego. Acompanhe:

 

#Dica 1: Móveis sob medida e multifuncionais

Os móveis sob medida são perfeitos para decorar e economizar espaço. Além de inteligentes e multifuncionais, conseguem acomodar (e organizar) todos os objetos essenciais para os moradores no dia a dia, aproveitam as paredes e cantos e deixam a área de circulação livre. Lembre-se: muitas portas e gavetas dão a sensação de espaço apertado.

A escolha da cama também faz diferença: Prefira os modelos box com baú,  nichos ou gavetas para guardar malas, roupas de cama, de banho, sapatos, etc.

Imagens: Decor Fácil, Casa Vogue, Blog.Homeit, DaianeLife, Ideia de casa

#Dica 2: Portas de correr

A porta de correr se movimenta horizontalmente, por isso ocupa menos espaço em relação às portas convencionais, tanto em guarda-roupa e armários, quanto em portas de ambientes.

Imagens: Comprando meu ape, Brookfield Incorporações

#Dica 3: Explore paredes, cantos e o espaço atrás da porta

Outro truque simples e criativo é aproveitar os espaços verticais para deixar a área de circulação livre. Use as paredes para organizar, pendurar e guardar objetos. Vale também aproveitar o espaço atrás da porta. Instale nichos, gabinetes suspensos e/ou prateleiras nas paredes e cantos. Caso combine com a decoração, opte por prateleiras de vidro, pois não pesam no ambiente e deixam o ambiente mais leve e harmônico.

 

Imagens: Elementhos, Revista Casa Linda, Jeito de casa, Decorar e Decoração

#Dica 4: Cores na medida certa

Quanto mais claros os tons, maior a sensação de amplitude do espaço. Móveis, piso, paredes, roupas de cama, objetos decorativos precisam ser bem pensados para não pesar o ambiente e deixá-lo ainda mais apertado. Escolha cores neutras para a base da decoração e deixe as cores mais fortes para serem usadas  nos acessórios como almofadas, vasos de flores, roupa de cama, cadeiras, pufes, brinquedos, etc. Use o mesmo tom (ou tons parecidos) no piso e paredes para criar o efeito de continuidade.

Gostou? Então, fique ligado no nosso blog por que semana que vem tem mais dicas para o seu quarto. Vamos falar sobre os tapetes, espelhos e luzes. Não perca!

Fontes: Para sua casa,Porto Bello,Mães Amigas,Revista Casa Linda1,Revista Casa Linda2,Casa.Abril,M de Mulher,Gazeta Online,Revista Zapmóveis,Minha casa minha cara