Aposte em divisórias para integrar e dividir os ambientes

Cada vez mais os arquitetos e decoradores apostam na integração de ambientes, principalmente quando falamos de apartamentos pequenos que demandam otimização e leveza de espaços. Por isso, as divisórias fixas e articuladas se tornaram um hit nos projetos de decoração e são a solução perfeita para quem busca um estilo de vida prático, sem perder a privacidade.

Existem várias opções de divisórias no mercado, mas as principais são feitas de madeira, vidro, espelho, concreto, ferro, aço e alumínio (além de outros materiais metálicos). A escolha certa depende do morador (ou do arquiteto) definir qual será a sua funcionalidade e o seu papel na decoração.

Mas existem algumas dicas básicas que vão ajudá-lo a tomar a melhor decisão. Confira:

1) A divisória vazada é a melhor opção para os ambientes privativos – quarto, closet e escritório, por exemplo -, pois divide sem isolar por completo, traz leveza na medida certa e garante privacidade ao mesmo tempo.

Imagem: Decorado Flores Parque do Carmo

2) As estantes são peças coringas para criar divisórias modernas que deixam o ambiente mais sofisticado, além de criar um efeito visual interessante e permitir a passagem da ventilação e de luz.

Imagem: Casa de Valentina

3) As divisórias de vidro deixam qualquer ambiente moderno e sofisticado, mas exigem cuidados especiais. O ideal é que o vidro seja temperado e tenha de oito a dez centímetros de espessura para garantir mais resistência.

Imagem: Delas.Ig

4) Os painéis de portas divisórias de madeira ou revestidos em couro são perfeitos para quem gosta de uma decoração clássica e para deixar o ambiente mais aquecido.

 Imagem: Novo Projeto

5) Divisórias de espelho (ou espelhadas) dão a sensação de amplitude ao ambiente e contribuem para a luminosidade. Além disso, imprimem o máximo requinte e sofisticação na decoração.

Imagem: Babi Oriani

6) Para os mais modernos, essa divisória com círculos vazados é feita em parede de MDF e pintada com esmalte branco. Um projeto totalmente inovador e ousado para quem não tem medo de arriscar.

Imagem: Revista Casa e Jardim

Ou que tal essa divisória em tramas, que não tira a visão total, mas garante a privacidade?

Imagem: Mulher.Uol

 

Qual dessas divisórias combina mais com o seu apartamento? Semana que vem traremos mais dicas de decoração, aguarde!

Fontes: Delas.Ig, Maria-Mole, Comprando meu ape, M de Mulher, GNT