Dicas para aproveitar o espaço da cobertura

Morar em uma cobertura é o sonho de consumo de muita gente e atrai pela metragem diferenciada, conforto, privacidade e opções de lazer. Confira algumas dicas de decoração para transformar uma cobertura simples em um espaço de muito conforto e diversão para toda a família.

Espaço gourmet

Além da churrasqueira, forno para pizza ou cooktop, é possível colocar uma pia, bancada para preparar os alimentos, geladeira, freezer, fogão, adega e uma mesa com cadeiras para receber todos os convidados. Na hora de decorar, tome cuidado com móveis e peças muito grandes para não sufocar o ambiente. #Dica: Já que é um espaço de refeição ao ar livre, faça um canteiro de ervas aromáticas, como no decorado do Damai Residences & Lifestyle.

Imagem: Decorado Damai Residences & Lifestyle

Área de lazer e descanso

No projeto abaixo, os arquitetos da Brookfield optaram por um deck de madeira que garante uma unidade visual e abriga a piscina, espreguiçadeiras para tomar sol e, de quebra, almofadas superconfortáveis. A decoração fica completa com lamparinas e banquinhos de lata que também funcionam como mesinhas para colocar copos ou petiscos. #Dica: Pra quem não faz questão da piscina, é possível montar um SPA relaxante com ofurô ou banheira de hidromassagem.

Imagem: Decorado Damai Residences & Lifestyle

#Dica: É importante criar áreas de sombra na cobertura. O ombrelone é uma excelente opção para proteger a mesa de refeição ou para os momentos de descanso.

 

Imagem: Revista Casa e Jardim

 Terraço-Jardim

Quem tem a sorte de morar em uma cobertura pode espalhar plantas por todo o ambiente ou reservar um espaço para fazer um jardim, que acaba funcionando também como um cantinho para ler, descansar e meditar. Na decoração, invista em banquinhos de madeira, banco-balanço ou um belo futon repleto de almofadas.

Imagem: Casinha bonitinha

Vasos de plantas suspensos ajudam a deixar a decoração mais charmosa. #Dicas de plantas que suportam sol e vento: gardênia (Gardenia jasminoidis), buxinho, clívia (Clivia miniata), mini-ixora e pata de elefante. Pequenas árvores frutíferas e plantas aromáticas também são bem-vindas! #Dica: Prefira plantas baixas em vasos pesados, pois correm menos risco de tombar com os ventos fortes.

 

Imagem: Revista Casa e Jardim

 Cuidados na hora de decorar a área externa

Mobiliar e decorar a área externa da casa inclui pensar sobre o tipo de material, durabilidade, acabamento, modelo de peça mais apropriado para enfrentar sol, chuvas e ventos sem sofrer grandes desgastes. Por isso, todos os móveis e acessórios que vão ficar expostos precisam ser impermeabilizados.

- Tecidos: Opte por modelos sintéticos de acrílico (que não desbotam), vinil ou couro náutico. Quando os móveis não estiverem em uso, aposte em capas de sarja, brim ou lona.

- Materiais: Evite as estruturas de ferro (exceto aquelas que tenham tratamento específico contra ferrugem) e as fibras naturais, pois tendem a apodrecer. As peças com estrutura de acrílico ou alumínio são as melhores opções.

- Madeira: Os tipos mais indicados são a madeira de teca e cumaru. Além de uma boa impermeabilização, aplique camadas de resina natural para proteger o material de sol e chuva. Fazer um tratamento anual com verniz evita o apodrecimento e surgimento de fungos.

- Móveis: O estilo dos móveis da área externa deve combinar com a decoração do restante da casa, mas é preciso evitar cores escuras como azul marinho, preto, marrom e vermelho intenso, pois desbotam mais facilmente e absorvem muito calor. Além disso, móveis com rodas são opções práticas para o ambiente por serem fáceis de guardar e transportar.

Fontes: Casa.Abril, Assim eu gosto, Casa linda, Casa.com, Cultura Mix, Delas.Ig