Integração e ampliação de ambientes: dicas do decorado Soho Residence

Semana passada apresentamos os projetos de decoração do quarto do casal e quarto das crianças, assinados pelas arquitetas Débora Aguiar e Fernanda Marques para o decorado do Soho Residence, um empreendimento que traz um conceito de moradia totalmente inovador para a região da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Leia aqui.

Hoje, vamos apresentar as propostas das duas arquitetas para a integração e ampliação dos espaços do apartamento. Confira:

Integração de espaços: mais que uma tendência

Durante muitos anos, o conceito brasileiro de moradia seguia o estilo europeu: casas e apartamentos compartimentados, com ambientes menores e isolados. As pessoas não interagiam dentro da casa, a não ser que estivessem reunidas no mesmo ambiente. Porém, de uns dois anos para cá, vem crescendo a tendência da integração de ambientes, seguindo o conceito norte-americano de viver, conhecido como “family room”.

Essa nova dinâmica acompanha as mudanças de relacionamentos que estão ocorrendo com as próprias famílias, que procuram conversar mais, interagir dentro de casa, compartilhar o seu dia a dia, cozinhar para os amigos, assistir televisão juntos, enfim… Aproveitar os momentos que estão em casa, de uma maneira prazerosa e com mais qualidade.

Portanto, a integração dos ambientes é mais que uma tendência: é uma nova forma de viver e morar.

Integrados e funcionais

A arquiteta Débora Aguiar quis valorizar a convivência ao ar livre, para isso integrou o amplo terraço do decorado com a sala de estar, deixando a circulação livre entre os dois ambientes, que dão a impressão de serem únicos porque mantém uma unidade visual, predominando as cores neutras.

Projeto da arquiteta Débora Aguiar – Decorado Soho Residence, RJ

Para ampliar o ambiente, um dos truques interessantes da arquiteta foi colocar um forro homogêneo, com uma iluminação bem distribuída para aumentar o foco de luz, o que ajuda a conduzir o olhar, sem nenhum tipo de interferência ou ”quebra” de espaço. Mas o grande destaque da ampliação fica por conta de um espelho generoso que cobre a parede principal da sala, e ainda traz a televisão embutida.

Projeto da arquiteta Débora Aguiar – Decorado Soho Residence, RJ

Para explorar a versatilidade da planta do decorado, a arquiteta Fernanda Marques optou por abrir os espaços, valorizando ainda mais a integração dos ambientes e aumentando as áreas sociais do apartamento.

Projeto da arquiteta Fernanda Marques – Decorado Soho Residence, RJ

Para criar uma unidade visual com harmonia e a sensação de amplitude, os ambientes recebem a mesma paleta de cores e os mesmos tecidos, já que a ideia da arquiteta é que o quarto seja mais que uma extensão e faça realmente parte da sala. Os objetos de decoração também contribuem para essa unificação, por isso é importante que os detalhes sejam os mesmos em todos os espaços.

Projeto da arquiteta Fernanda Marques – Decorado Soho Residence, RJ

O home office não ficou de fora e ganhou uma estante cheia de nichos para aproveitar o máximo de espaços possíveis e guardar os objetos  de maneira organizada, principalmente por ficarem expostas. As cores sóbrias ajudam a manter a harmonia da decoração, com destaque para o painel de madeira, que deixa o ambiente descolado e aconchegante ao mesmo tempo.

Para ver mais imagens dos espaços integrados pelas arquitetas Débora Aguiar e Fernanda Marques, clique aqui e aqui.

Você também pode visitar o empreendimento Soho Residence e conhecer os projetos de perto. Agende a sua visita pelo site.

Semana que vem tem mais dicas de decoração da Brookfield Incorporações. Fique ligado!

Fonte: Universidad de Palermo