Solare Vila Matilde ganha tapume do projeto Urban Gallery

Falar que Alex Senna é um artista de obra diversificada é dizer pouco sobre seu trabalho. Murais, quadros e ilustrações são apenas alguns dos exemplos encontrados no portfólio do paulista de 30 anos, que nutre desde a infância sua paixão pelo desenho.

Sua arte, com forte inspiração nas histórias em quadrinhos, foi a escolhida para ilustrar o tapume de 129m2 do empreendimento Solare, da Brookfield Incorporações. “A ideia é contar uma história, algo real com que as pessoas se identifiquem”, conta Senna sobre o trabalho realizado.

Feito, em sua maioria, com tinta em spray, o tapume aparece com preto e branco predominantes. “Já faz um tempo que eu venho estudando somente essas duas cores. Apesar de parecer pouco, as possibilidades são muitas com o preto e o branco”, explica o artista.

Leia a seguir uma entrevista com o artista.

Como começou sua carreira?

Eu sempre desenhei, desde pequeno, mas só comecei a trabalhar com ilustração em 2003. Em 2007 tive meu primeiro contato com o grafitti e de lá pra cá venho produzindo de tudo: murais, quadros, ilustrações, paineis, etc. Participei de algumas exposições pequenas em São Paulo e estive presente em algumas exposições coletivas aqui Nova York e Londres.

Qual é o seu estilo de arte?

É um estilo bem figurativo. Gosto de retratar gestos e emoções.

Você se inspira em algum estilo artístico?

Eu sou muito fã de quadrinhos. Gosto muito do Will Eisner e do Walt Disney. Entre os brasileiros, sou muito fã do Ziraldo.

Qual é a sua opinião sobre o projeto Urban Gallery, da Brookfield? E sobre arte urbana em geral?

Acho a proposta do Urban Gallery bacana por fazer uso de uma superfície que nem sempre é bem aproveitada. No geral, as empresas privadas podem exercer um papel importante para a arte e, consequentemente, para os artistas. Valorizar seu espaço é uma das possibilidades para promover cultura. Acho que para uma cidade como São Paulo, a arte urbana é vital. É um respiro de cor numa cidade cinza.

Qual, na sua opinião, é o papel da arte urbana nos dias de hoje?

Acho que a arte urbana democratiza a arte, já que fica exposta nas ruas para todos. Além disso, é uma escola de estilo e originalidade.

 Confira na nossa galeria a arte realizada por Alex Senna para o projeto Urban Gallery: